Candidaturas

  • Fase 1: de 18 de dezembro de 2023 a 15 de março de 2024
  • Fase 2: de 15 de abril de 2024 a 14 de junho de 2024

PROPINAS

  • Relativas ao 1.º e 2.º semestres (total parte curricular): € 4.000
  • Relativas ao 3.º semestre (trabalho final de mestrado): € 2.800

TAXAS E ENCARGOS:

  • Taxa de candidatura (não reembolsável): € 150
  • Taxa de matrícula: € 100
  • Seguro escolar: € 2

1. Podem candidatar -se ao curso:

a) Os titulares de grau de licenciado em Direito, Gestão, Economia ou Finanças;
b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro em Direito, Gestão, Economia ou Finanças, conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Os titulares de grau académico superior estrangeiro em Direito, Gestão, Economia ou Finanças que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos Conselhos Científicos da FDUL ou do ISEG;
d) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do Mestrado pelos órgãos mencionados na alínea anterior;
e) Titulares de outras licenciaturas, para além referidas, a título excecional e em casos devidamente justificados, desde que demonstrem uma adequada preparação científica para a realização deste curso, aferida pelos Coordenadores Científicos;

2. São admitidas as matrículas no curso sob condição da conclusão da licenciatura até à data prevista para o início das aulas do curso.

a) Carta de motivação em inglês (uma página);
b) Curriculum vitae;
c) Duas cartas de recomendação;
d) Certificado de proficiência em inglês (se o tiver);
e) Cartão de cidadão ou bilhete de identidade1 ou, no caso de cidadãos estrangeiros, passaporte;
f) Fotografia tipo passe;
g) Certidão de conclusão de licenciatura, com média final de curso e disciplinas discriminadas, ou certificado de aproveitamento, com discriminação das cadeiras aprovadas e das respetivas notas, caso ainda não tenha terminado a licenciatura;
h) Certidão de conclusão do mestrado, com nota final e disciplinas discriminadas (se aplicável);
i) Certidão de conclusão de cursos de pós-graduação (se aplicável);
j) Ligação à página eletrónica da editora, do jornal, ou da revista onde foram publicados os livros ou os artigos científicos da autoria do candidato (se aplicável), podendo esta informação ser inserida no curriculum vitae.

(1) Mediante autorização do candidato, sendo opcional o carregamento deste ficheiro no portal de candidaturas Fénix.

 

OBSERVAÇÕES

  • As cópias dos documentos referidos na alínea g) deverão estar devidamente autenticadas.
  • Sendo emitidos no estrangeiro, os documentos referidos na alínea g) devem ser legalizados pelo Consulado Português do país onde foi realizado o curso ou apostilado nos termos da Convenção de Haia. Considerando a atual situação de excecionalidade motivada pela COVID-19, durante o período de estado de emergência, estes documentos podem ser aceites sem a legalização indicada, desde que acompanhados com uma declaração de honra do candidato de que os mesmos contêm informações verdadeiras e exatas
  • Os originais ou cópias autenticadas dos documentos submetidos através do Portal de Candidaturas deverão ser entregues na Divisão Académica da FDUL, ou enviados via correio postal, até ao dia 15 de outubro do respetivo ano letivo, caso o candidato fique colocado e proceda à inscrição no curso.
  • O não envio da documentação ou informação referidas supra nas alíneas c) e d) determina a desconsideração destes elementos no processo de seriação dos candidatos.
  • A apresentação de documentos académicos cuja informação não seja verdadeira é punida nos termos da lei.

A candidatura é realizada exclusivamente através da plataforma de candidaturas FénixEdu, à qual pode aceder através deste link..

Consulte este breve vídeo para ver como realizar a sua candidatura através da plataforma FénixEdu:

Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar a Divisão Académica da FDUL através do endereço de email candidaturaspg@fd.ulisboa.pt, ou através do nosso serviço de atendimento on-line via chat Facebook , (dias úteis das 10:00 às 13:00).

OBSERVAÇÕES

  • As candidaturas apenas serão analisadas após o pagamento da taxa de candidatura.
  • A Divisão Académica da FDUL contactará o candidato via e-mail (i) caso a candidatura apresente alguma irregularidade ou (ii) se a mesma estiver corretamente instruída.
  • Após a conclusão do processo de seriação, os candidatos serão informados por e-mail do resultado final da candidatura.
  • A lista de seriação será posteriormente publicada na página do mestrado.
  • Em caso de admissão, a matrícula ficará condicionada à apresentação na Divisão Académica dos originais (ou cópias autenticadas) dos documentos submetidos na plataforma de candidatura, até ao dia 15 de outubro do respetivo ano letivo.
  • Com a confirmação da inscrição, cada aluno recebe automaticamente um email institucional (exemplo@campus.ul.pt), sendo este o meio oficial para envio de notificações sobre o Mestrado. O aluno poderá ter acesso a este email através do Webmail da UL [colocar link/instruções para a plataforma] ou através da configuração para recepção noutras plataformas, tal como o Gmail.